Facebook Twitter RSS

quinta-feira, julho 05, 2012

Crítica do filme Cemitério Maldito (Pet Sematary)

Título Original:
Pet Sematary

EUA: 1989
BRA: 1989

Duração:
103 min

Gênero:
Drama | Fantasia | Terror

Direção: 
Mary Lambert

Roteiro: 
Stephen King

Elenco: 
Dale Midkiff (Louis Creed)
Fred Gwynne (Jud Crandall)
Denise Crosby (Rachel Creed)
Miko Hughes (Gage Creed)
Blaze Berdahl (Ellie Creed)

Mortos-vivos surgem no cemitério? É o que o título nos faz pensar, porém, a história vem com uma teoria criativa baseada em uma cultura indígena sobre a ressurreição.

Louis Creed (Dale Midkiff) acaba de se mudar com sua família para uma casa fora da cidade, ao lado de uma estrada cujo movimento de caminhões é marcado por atropelamentos que grande parte de animais são as vítimas dos caminhões, a qual há um cemitério de animais de estimação perto da casa.

Após a morte de um paciente no hospital, Louis recebe avisos sobre um perigo de um cemitério próximo a sua casa. Com a morte do seu gato, não sabendo como sua filha iria reagir com a morte rápida devido a questões sobre Deus, seu vizinho Jud Crandall (Fred Gwynne) leva-o para enterrar em um cemitério próximo.

Jud conta uma história sobre o motivo de enterrar o gato naquele lugar, palco de uma cultura indígena no passado, fazendo Louis a duvidar até onde é capaz de chegar o poder do cemitério, sua filha Ellie Creed (Blaze Berdahl) começa a questionar sobre Deus e merecimentos.

Em decadência na região e experimento próprio com seu gato, seu filho é outra vítima, o que faz enlouquecer com a perda, e com o cemitério próximo, quer vê-lo novamente, mesmo sabendo dos ante-passados do local, como consequência, a ressuscitação tem seu outro lado da moeda.

O cenário é típico da época, móveis e vestimentas definiram o ambiente, Stephen King é tão rígido no livro como no filme, o terror clássico teve seus defeitos finais, o que levou uma certa crítica com a falta de relação sobre outros utilizadores do cemitério. O passado só foi utilizado sobre as histórias locais e de Rachel Creed (Denise Crosby) mas não alterou a passagem da história, ou seja, um complemento.

Um final que todos queriam ver, mas o nível de loucura da perda do filho pode ser a chave para decisões de Louis.

Conclusão: Clássico terror, a morte dos familiares, o cemitério bizarro, os questionamentos de Deus são marcantes no filme, as consequências do uso do cemitério foram forçadas, a ideia central não se encaixou com as ações dos que "voltaram da morte", fazendo um final cabido ao que grande parte gostaria de ver.

Crítica por: Gustavo

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Autor: Gustavo Padilha
Crítico, escritor, ultra-romântico, poeta. Embora o blog não seja nada sobre literatura, procuro não deixar os velhos costumes de lado. Posto notícias de jogos desde 2010 e críticas 2011, futuramente talvez escrever resenhas de livros ou recomendações.

0 recados: