Facebook Twitter RSS

sexta-feira, outubro 05, 2012

Crítica do Livro Lâmina Cega - Luís Dill

"Talvez tudo tenha ocorrido porque não dormi direito. Ou porque estava escrito. Ou porque a maldade nasceu em mim. Ou porque eu apenas estava lá. Ou simplesmente porque espero a punição."

A loucura da vida monótona que se consiste todos os dias na fria solidão das chuvas, que incendeia as ruas de depressão. As notícias atuais consistentes dos crimes mais dolorosos e absurdos combinados com o real capitalismo trás a cada pessoa, o desespero interno.

"Todos os dias.
De domingo a domingo.
De janeiro a janeiro.
Não pode ser diferente hoje."

Carlos Alberto (personagem do livro) é a vítima da realidade brutal contemporânea, as tristes realidades contínuas o torna sufocante á beira de efetuar atos sem a consciência plena do que esta fazendo. A família igual e comum não é o suficiente para a tamanha confusão que o choque da população brasileira criou. A triste realidade da própria população de seus costumes não são mais os mesmos. Os atos contínuos de Carlos não são movidos por nada, pois nada é claro. A mentalidade deste jovem foi totalmente atingida pelo realismo brasileiro (passado em Porto Alegre).

Nem os antigos costumes gauchescos possuem um escudo defensor dos maus hábitos e culturas exteriores (nacional ou internacional), revelando a verdade por trás das máscaras de cada pessoa.
Luís Dill conseguiu em poucas páginas dar fortes exemplos desta sociedade e detalhes de cada passagem da personagem. Embora pouca, o suficiente para cada um entender. A estrutura pode ser um pouco confusa para quem não saiba distinguir a mentalidade com as falas, já que toda ação de Carlos é situada toda sua reação monótona frente as situações que são ocorridas.

Conclusão: Embora o passado de Carlos não seja comentado, Luís Dill passa ao leitor o choque da realidade contemporânea de que todas as populações brasileiras podem ser atingidas pelos maus costumes, mesmo um estado ou cidade com uma antiga e forte cultura, são atingidos pela liberdade capitalista e sexual que é visto hoje em dia.

Crítica por: Gustavo

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Autor: Gustavo Padilha
Crítico, escritor, ultra-romântico, poeta. Embora o blog não seja nada sobre literatura, procuro não deixar os velhos costumes de lado. Posto notícias de jogos desde 2010 e críticas 2011, futuramente talvez escrever resenhas de livros ou recomendações.

0 recados: