Mass Effect 3: problemas no FPS persistem na versão PS3
Na análise à demo de Mass Effect 3 perguntamo-nos se as frequentes quedas para 20FPS na PS3 seriam melhoradas para o seu lançamento.
O facto de a BioWare ter feito mudanças consideráveis nos seus anteriores jogos entre demos e jogos finais, deu-nos a esperança de que algo pudesse mudar. Os leitores habituais podem lembrar-se como Mass Effect 2 na PS3 passou de uns consistentes 30FPS com tearing regular na demo para 20-30FPS com a v-sync ativada, apesar dos resultados finais serem largamente comparáveis aos da versão Xbox 360.
No entanto, o código final do novo jogo está agora disponível e podemos confirmar que a performance no jogo final PS3 é extremamente similar, se não idêntica ao do inconsistente código da demo. Demos uma rápida olhada à explosiva de sequência iniciais (usada na demo) e a alguns pedaços iniciais de gameplay da primeira missão para ver como está agora para quem tem PS3 possa ter uma ideia da performance do jogo.
Como o vídeo demonstra, a demo é altamente representativa do jogo final em ambas as plataformas, com 30FPS a ser um feito inalcançável durante algumas cut-scenes na consola da Sony, particularmente em pontos com múltiplos NPCs e efeitos alpha transparentes no ecrã.
A versão Xbox 360 também é dada a quedas durante circunstâncias idênticas, apesar de nunca ao mesmo nível; como na demo, a ação permanece com v-sync, apesar do ocasional e impercetível tear poder ocorrer mesmo no topo do ecrã enquanto o motor está sob stress. Quanto à gameplay no percorrer dos cenários, a Xbox 360 apenas mostra ocasionais fraquejares no feedback visual, em oposto aos períodos mais regulares de gameplay a 20FPS que vemos na PS3.
Tendo em conta que os dias de grandes diferenças entre os jogos PS3 e Xbox 360 são na maioria coisa do passado, isto é claramente desanimador - não só da perspetiva visual, mas também em termos de gameplay, pois as quedas no rácio de fotogramas afetam em certa medida a resposta do comando durante os tiroteios.
0 recados: